Antologia Brasil Errante e Sátira


Disponível na Amazon (https://amzn.to/3EbjevZ

BRASIL ERRANTE é uma antologia de poemas político-sociais. Nesta seleção, o eu-lírico expressa individualmente uma insatisfação coletiva perante a um governo que prometeu ser diferente, mas se mostrou pior que as gestões passadas. Com humor e ironia, o autor vai retratar um Brasil que se encontra perdido, que não progride, mas que, em contraponto, regride, voltando aos velhos costumes. Através de sátiras e piadas, o autor vai falar sobre a fome, as desigualdades, a hipocrisia e a corrupção.

Esse e-book reúne, em sua maioria, poemas inéditos com temáticas sociais. Os poemas escritos mostram uma outra escrita do poeta. O eu-lírico é sátiro, irônico e humorista. Alguns poemas foram escritos numa linguagem prosaica e dialogam com outros trabalhos de autores como Oswald de Andrade e Lima Barreto.

Com destaque para poemas como "A carne mais barata do Brasil", "A língua do português", "Oração de um desempregado" e "Pau-brasil", entre outros.



Disponível na Amazon (https://amzn.to/3IQmejE)

A sátira "Sociedade dos Bichos" escrita em 2019 e publicada em formato digital em meados de 2021 pelo autor Ruan Vieira, retrata uma sociedade estratificada e desigual, onde se vê um cenário irônico construído ao longo da história. Dividida em temáticas (ou notas, como aparece no e-book), a história se passa numa sociedade ficcional habitada por animais como os macacos e os porcos. Dentre os macacos, há os que governam e os que são governados. A política retratada nessa sociedade é muito suja. O congresso, segundo o autor, "é um tremendo chiqueiro", "(...) pois a política é feita pelos porcos". A democracia é apática, o Estado só beneficia e favorece os seus. Há muita corrupção e situações injustas na sociedade dos bichos. Em algumas partes da história podemos notar uma referência ao determinismo, quando o meio influencia os que estão ali inseridos. Resumidamente, o autor aborda temáticas como a pobreza, a saúde e a segurança, a educação, a política etc, descrevendo situações cotidianas e destacando características. A sátira, de modo geral, possui um teor crítico e cômico. Segundo o autor, a sua intenção era levar o leitor não só à reflexão, mas também ao riso. No capítulo final intitulado "A tentativa fracassada de revolução", ocorre uma confusão e o autor conta de maneira bem humorada a que fim chegou a história. 

Ruan Vieira

Autor do livro "Libertos pela Poesia" - 2022, publicado pela Editora TAUP; e do livro "Amor à flor da pele" - 2023, publicado pela Editora Frutificando. Poeta, contista e cronista, começou a escrever ainda na infância. A partir de influências literárias e, principalmente, musicais, já produziu mais de mil textos que expressam todo o sentimento, questionamentos e reflexões do eu-lírico. Já participou de algumas Antologias Poéticas, como: "No fim tem Poesia" - 2021, publicada digitalmente pela Taba Cultura; "Retrospectiva 2021", "Poesia Fora do Eixo" -2022, "Poesia Instagramável" - 2022 e "Poetas do Ano" - 2022, publicadas respectivamente pela Editora Toma Aí Um Poema e "Vozes que se encontram" - 2022, publicada pela Editora Tenha Livros. Teve alguns de seus poemas publicados em revistas literárias, como na "LiteraLivre". Integrou a equipe de vozes do Podcast "Literatura Já!" e fez parte do grupo de autores da revista Literatura Errante.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem