A princesa de olhos azuis

 

Anastácia

RESUMO 

A Princesa de Olhos Azuis é uma história curta que conta a vida de Anastácia. Dividida em seis partes, a história nos mostra o sofrimento que a escravidão causava nos negros, como eles eram capturados, os castigos recebidos pelos senhores de engenho, como se deu a mistura das crenças, a cultura que eles trouxeram e que influenciaram a vida do brasileiro até hoje.  Propriá, SE. 1997. Vídeo assistido na Escola de 1º e 2º Graus Joana de Freitas Barbosa. 

A PRINCESA DE OLHOS AZUIS

ÁFRICA – 1801

Haviam tribos inimigas por todas as partes. Mas, em uma delas, havia uma festa de compromisso, uma festa de casamento. Lá estavam, entre árvores frondosas e rios claros, alegres e contentes; esperando o dia em que Ojú Urum e Ode Eby casariam. Costumes religiosos, tradições, paz e felicidade. Oxum é o padrinho, bem acolhido e glorificado.

Pegos de surpresa por tribos inimigas, a tribo de Ojú Uru é massacrada. O desespero espantava os pássaros, a morte causava dor. Não imaginavam que homens haviam atravessado o Oceano para buscar mercadorias de olhos, orelhas, pernas e mãos.  Só paz e alegria reinavam em seus corações, bulia nas danças, nos rituais folclóricos. Homens súbitos, diferentes e cheios de escorbuto; invadem, massacram física e piscamente aquelas nobres pessoas. Carregavam dentro de si o racismo e outras tantas ideias pífias e medievais. Muito sangue, muita morte e destruição. Ode Eby é assassinado, esposo da princesa dos olhos azuis.

BRASIL – 1820

Ojú Uru, princesa, foi reduzida a condição de escrava. Seus olhos azuis guardavam aquele filme fétido e barbudo. Uma onda de dúvidas agitavam seu espírito e a lançava para fora em lágrimas. Aprisionada em condições inumanas, foram levados no tumbeiro para o outro lado. Um país enorme e lindo, mas não para eles. O choque das culturas os humilhariam ainda mais.

Chegando ao Brasil, são tratados como animais pretos. Olham seus dentes, dão-lhes o valor necessário. Não tinham alma. Era assim o modo de ver escravista. Em seguida, um certo fazendeiro ficou atraído pela princesa. Tinha uma postura diferente, uma placidez forte nos olhos. Além de uma beleza simples que a punha numa posição de destaque.

O fazendeiro a separou. Pagou a quantia e se foi.

NA FAZENDA

 Na fazenda o padre já esperava os pagões. Era preciso batizar conforme a bula afirmativa do papa Inocêncio IV. Por ser o dia de Santo Anastácio, Ojú Uru ficou conhecida como Anastácia. Tudo estranho ia entrando em sua vida: a língua, um nome e a cor que os tornava seres para toda sorte de trabalho forçado que não está nos anais humanos. Esta é a página da História: negra e sem linhas, manchada de sangue que não se apaga jamais.

A maneira dócil de Anastácia e a energia íntima do seu ser levou os negros da senzala crerem que Olorum (deus dos deuses) enviou um princesa de olhos azuis para os confortarem.

Os feitores eram pessoas cruéis, vencidos por uma ideologia paupérrima e religiosa. Eram sem olhos. Não respeitavam a cor branca na barba dos negros, seus cabelos. Eram traços físicos expondo uma metamorfose. Para quê? Eles não entendiam, viam-nos como “animais pretos, sem alma”, segundo o papa Inocêncio IV.

NA SENZALA

Na senzala existia o sinal do catolicismo, comprovando a sua participação na escravidão, impondo uma religião à força, na marra. O objeto era escravizar a consciência negra que chorava pela África. Porém, é um catolicismo camuflado, vencido pelos orixás que governava a vida dos negros.

Um dos feitores, tendo um atrito com um negro, leva-o para o tronco. Grandemente ferido e com os lábios queimados, é levado para a senzala. Anastácia cura-o, causando espanto e murmúrio. Sua vida de santa negra surge na vida de todos. O pavor, a reverência domina-os. Aí teve início o primeiro milagre.

Intenso era o sofrimento. Muitos morriam comendo areia entre os pés de cafezais, aos pés dos seus senhores. Tal era o pesar que os conduziam a África em delírios fortes e agonizantes. Sonham, sonham...

ANASTÁCIA LIBERTA OS ESCRAVOS

Decorridos alguns dias, Anastácia é assediada pelo seu dono. Como havia falado: Anastácia não só possuía beleza íntima, mas física, despertando qualquer faísca de fogo sob a carne. Ela recusa e o feri. Sai correndo e liberta os escravos, ficando na Casa Grande. No outro dia os libertos são caçados por capitães-do-mato e Anastácia ganha uma mordaça.

Capturada as presas, Anastácia vive e se comunica por telepatia, fortalecendo-os. Na senzala, os deuses africanos foram quebrados e os deuses católicos são retirados. Neste intervalo de tempo ocorre um fenômeno que atemoriza os feitores e ao senhor de engenho. Depois, Anastácia realiza várias curas. Anastácia é afrontada por um padreco que procurava no exorcismo a fé medíocre. Ele condena-a, com toda sorte de praga; considerando-a uma bruxa. Só a morte era digna dela.

ANASTÁCIA CURA O FILHO DO SEU SENHOR

Os dias se iam. A mordaça no pescoço causou uma hedionda ferida e Anastácia ia indo embora, carregando a dor na cor na pele. Durante este intervalo de dias, o filho do seu senhor adoece do pulmão, sem cura. A senhora entra em desespero, aliás, o desespero entrou na senhora e o amor ao filho vence a fé que aprendera, o racismo e humilha-se diante de Anastácia, a quem tanto aborreceu. A raça superior encurva-se, humilha-se com clemência e perdão, pedindo que seu filho fosse salvo.

Anastácia não recuou. Curou o menino pondo suas mãos escuras sobre um corpo branco; mesclando assim as cores da gente. A mordaça é retirada e os escravos soltos. Para ele só os quilombos sobravam. Não havia espaço para eles nas cidades.

Anastácia faleceu. Primeira negra santa não popular. É considerada e respeitada em toda a Bahia. Faleceu por liberdade, vida e justiça. Os seus contemporâneos e descendente acreditam que Da Oi Vê tá no céu

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A comida preferida dos orixás

Resenha do Livro "Preconceito Linguistico: o que é, como se faz?"

Ver com os olhos livres