26 de set de 2013

Por que ler novelas


(…). O que é uma novela? Novela narra um episódio fictício, isto é, imaginado, escrito em prosa e não em versos.

A novela é diferente do conto e do romance. Ela pode ser curta ou longa, mas sempre conta uma só história e todos os acontecimentos que vão se desenrolando em torno dela. Em geral é movimentada e se prende mais à ação das personagens. O conto é uma narrativa mais curta e enxuta, que mostra mais os sentimentos e as emoções íntimas das personagens e várias histórias que se entrelaçam.

Novela em livro tem a ver com novela em televisão? Tem sim, principalmente na maneira de o autor armar e conduzir a história e de criar as personagens. Além disso, nos dois tipos de novela a divisão em capítulo também é feita de maneira muito semelhante. Você já notou que, na televisão, cada capítulo de uma novela acaba no clímax, quer dizer, no ponto que mais despertou a sua curiosidade, deixando você ansioso para saber como continua a história?

(…)

Ler uma boa novela é uma maneira gostosa de viajar e se divertir, sem sair do lugar. É uma aventura do espírito, um jeito de descobrir e conhecer ricos mundos imaginários, que podem ser alegres, tristes, engraçados ou ameaçadores, mas, quando a novela é bem escrita, sempre muito atraentes.

JOSÉ,Elias. O fantasma no porão. Ilustração Evandro Luiz. São Paulo: Martins Fontes, 2002. (Coleção literatura em minha casa: v. 3).  

Nenhum comentário :

Postar um comentário