Projeto Arte da Palavra

Oscar Nakasato e Ron Perlim
Estive na Uneal (Universadidade Estadual de Alagoas), em Arapiraca. Participei do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Autores com Oscar Nakasato (PR) e Manto Costa (RJ) para uma roda de conversas.

Oscar Nakasato trouxe o tema da imigração japonesa em seu livro Nihonjin, premiado pelo Jabuti de 2012.

Manto Costa em seu livro de contos Circo de Pulgas, vencedor do Edital da Biblioteca Nacional, trouxe a questão do negro na literatura e a sua invisibilidade.

No decorrer da palestra muitas indagações foram feitas, os temas se entrelaçaram por alguns instantes, predominando o papel do negro na sociedade, as várias formas de preconceitos os quais estão submetidos.
Manto Costa e Ron Perlim

A cultura japonesa, representada por Nakasato ficou de lado, não por preconceito; mas pela intensidade e a presença do debate que a questão afrodescendente suscitou.









3 Comentários

  1. Foi uma palestra bastante produtiva, onde foi possível aprender sobre a diversidade cultural, tanto a que faz parte do nosso país, como a cultura afro, como a cultura japonesa, que chegou e após um certo tempo, foi bem acolhida e aderida em nosso país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bate-papo, Kyssia foi bacana. E o mais importante que a diversidade cultural estava presente, não só nos livros, mas nos autores. Foi um momento gratificante.

      Excluir
  2. Foi uma experiência riquíssima para mim, Ron Perlim. Quero voltar a Arapiraca, não só para falar do meu trabalho, mas também como cidadão carioca que ama esse Brasil diverso e multicultural. Até a próxima. (Manto Costa)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem