Editais e regulamentos literários

Desde que tomei conhecimento dos concursos literários que me submeto ao processo de seleção exigido nos editais ou regulamentos. Confesso que no início sentia certa dificuldade de compreender alguns termos, mas tudo se tornou mais fácil com a prática e a pesquisa.

Pensando nessa dificuldade inicial, resolvi criar o marcador Guia do Concurseiro Literário. Nele, discorrerei sobre vários aspectos que envolve um regulamento ou edital literário, desde o momento da leitura destes até efetuada a inscrição.

Pensei especificamente nos escritores que moram em pequenas cidades e que não tem acesso a oficinas literárias, não participam de cursos literários e que desconhecem muitos aspectos que envolvem esse tipo de certame, pois, enquanto uns são simples, outros complexos para quem inicia nesta vida de concurseiro.

Espero que gostem deste guia, deem sugestões, comentem. E para iniciarmos, nada melhor que falar de alguns aspectos desses editais ou regulamentos.

Editais e regulamentos literários

Vários são os editais e regulamentos literários publicados em todo o país. Com o advento dos bits, eles podem ser encontrados em sites e blogs.

Para participar desses concursos, a primeira coisa a se fazer é conhecer o órgão promotor do evento, ler o regulamento ou edital, separar o material para estudo e organizar o tempo.

Ao ler o regulamento ou edital de qualquer concurso literário, a primeira coisa que os candidatos perceberão é a apresentação feita por cada órgão promotor do evento, seguido de seus objetivos, condições para participar, o prazo de inscrição, critérios de seleção, o prêmio ou prêmios que serão contemplados, a forma de envio das obras etc.

Feito isso, o material que será enviado deve seguir rigorosamente os critérios exigidos para a participação. Mas antes, é necessário que o concorrente disponibilize tempo para reler seu livro ou textos, pedir para um profissional fazer as correções gramaticais, leitura crítica do livro ou texto para que eventuais falhas possam ser corrigidas.

E lembrem-se: se você escreve só poesias, então concorra somente nesta categoria e isso vale para as demais. Não se aventure em outras que você não domina, pois, isso é um desperdício de tempo e dinheiro, ou seja, prejuízo para o bolso e a alma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A comida preferida dos orixás

Resenha do Livro "Preconceito Linguistico: o que é, como se faz?"

Ver com os olhos livres