Algumas palavras

Lendo
O primeiro capítulo apresenta Laura, uma amável e simples senhora que contempla as coisas a sua volta, interagindo com elas. Gosta de contemplar o jardim, os bichinhos que nele há, os animais e adora Fernando; seu sobrinho. Cuida-se, pensa e aceita a sua condição de idosa. Quando passeia pela praça, recebe carinho e afeição de vizinhos e conhecidos;

A partir do segundo capítulo até o nono, Laura se revela uma exímia contadora de histórias. Por meio de flash-back, incorpora-se a criança, a adolescente e mulher da época. Em suas histórias, os contos folclóricos são contextualizados no ambiente social e familiar. Narra, com clareza, os contos sobre lobisomem, caipora, mula-sem-cabeça e outras muito bem entrelaçadas, prendendo a atenção de Fernando; despertando nele a curiosidade, o gosto pela leitura.

No capítulo dez o livro se encerra com a morte de Laura e recomeça com a sua aparição angelical para Fernando, expondo que os contos folclóricos não desaparecem, apenas são reinterpretados por diferentes pessoas e épocas.

A obra sugere que, o hábito da leitura deve se iniciar cedo com a motivação dos familiares para que as nossas crianças não tenham nos eletrônicos a única forma de entretenimento; sem falar que o hábito da leitura contribui para o crescimento pessoal e profissional.
“A literatura nos abre mundos. Lendo é possível estabelecer uma profunda relação de intimidade entre o leitor, o escritor e os seus personagens. Ao abrir um livro, uma nova história começa sob a perspectiva de quem o lê. A leitura literária possibilita o exercício da liberdade, abre espaço para a fantasia e o poder de criar. É capaz de abrir um diálogo entre o vivido e o sonhado, de acolher as inquietudes e incluir as diferenças (...)”.
Maria Carolina Trevisan




4 Comentários

  1. O livro Laura, de fácil e prazerosa leitura, nos remete a nossa própria infância:cores,odores,imaginário e satisfações.Uma viagem com gosto de saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amigo Flávio, por ter gostado do livro. Todas as pessoas que adquiriram o livro dizem que a leitura é boa e agradável.

      Excluir
  2. Parabéns pelo livro Laura, me fez voltar a minha infância e recordar minha avó e o ambiente rural em que vivia, que nas noite a luz da cadeia, nos contava essas estórias que nos fazia perder o sono,adorei reviver isso e concerteza sentir saudades daqueles bons tempos. Parabéns vou indica-lo aos meus sobrinhos e filhos os quais já ouvem a leitura dele. Sucesso vc merece.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por ter adquirido um exemplar de Laura,lido e gostado. É saber, minha amiga, que ele a fez reviver boas e doces lembranças. Abraço!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem