73 escritos para jovens escritores

 Ademir Pascale é escritor, ativista cultural e crítico de cinema. De 2004 a 2011 entrevistou mais de 180 pessoas, dentre elas: escritores, capistas, roteiristas brasileiros e outros. Mantem o portal Cranik onde todas as entrevistas podem ser lidas na íntegra.
Das entrevistas concedidas, Ademir Pascale produziu um e-book contendo Dicas para jovens escritores. Vale apena baixar o arquivo, ler com calma e reflexão o que dizem os nomes que há muito participa do complexo mundo literário e ouvi-los atentamente, pois, cada um deles tem algo a dizer. Como diz Flávia Muniz:
 “Estudem. Leiam. Tomem banho de livraria, de biblioteca, nos sebos. Estejam presentes nos eventos literários, nas feiras internacionais de livros, nos lançamentos, nos cursos, nas palestras das casas culturais espalhadas por aí. Troquem ideias. Conheçam os clássicos. Aprendam com quem já fez muito antes!! Há um universo para rastrear. Tudo já foi escrito, de algum modo.  Não fiquem satisfeitos com o texto que produzirem logo de cara. Sejam exigentes. O trabalho de escrita e reescrita é como a extração numa mina em  busca de ouro, geralmente precisa ser minucioso e lento para ter bom resultado. E o tempo de construção do texto nem sempre condiz com o tempo cronológico. Esse é um tempo mais cerebral, emocional. É como usar um GPS na própria alma e isso não se faz numa sentada, de modo displicente, assim como não se conhece um ser humano sem a devida convivência. Estou cada dia mais convencida de que não se produz qualidade na pressa da vida louca”.
Contato:
ademir@cranik.com ou amigosdocranik@ig.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem